Depressão tem cura? Descubra hoje

Quem sofre com o transtorno depressivo, os parentes e amigos próximos sempre fazem a mesma pergunta nos consultórios: depressão tem cura? Essa é uma questão delicada que precisa ser entendida para chegar à resposta final.

Veja como a depressão age na vida de alguém e descubra hoje quais as melhores maneiras para realizar um tratamento adequado.  

Quais fatores ajudam no desenvolvimento da depressão?

A depressão pode ser ocasionada por diversos fatores. Essas causas, em geral, são de origem social, biológica ou ainda genética. Por isso, o transtorno é caracterizado como multifatorial.

Nos casos sociais a doença surge decorrente da carência em um estilo de vida. A pessoa pode morar com uma família agressiva, ter um parceiro abusivo, residir em um local com poucas condições ou não ter amigos próximos. Esses casos são motivos para desencadear crises depressivas.

Quando se trata de origens biológicas, a depressão pode ser suscitada devido a uma deficiência hormonal. Por uma falha na produção de hormônios essenciais para o bem-estar, como a serotonina, a pessoa acaba tendo problemas em sua química cerebral, que reponde com os sintomas depressivos.

Já a causa genética ocorre quando algum familiar próximo apresentou um caso de depressão. Quanto mais próximo o grau de parentesco, maiores as chances do desenvolvimento do distúrbio. Inclusive, mães depressivas têm 8 vezes mais chances de gerar filhos com a doenças.

Quais são as formas para tratar a depressão?

Por ser uma doença com fatores distintos, o tratamento da depressão é mais complexo do que outras doenças. É importante destacar que o transtorno depressivo age tanto na parte física, quanto na parte emocional de um paciente.

 

Sendo assim, o tratamento para depressão deve ser integrativo e complementar. Ou seja, não adianta apenas ir ao médico e tomar as medicações se os aspectos sociais continuarem os mesmos (pais violentos, parceiros agressivos, filhos rebeldes ou moradia em local perigoso).

 

Por outro lado, ir ao psicólogo e cuidar da parte emocional, sem utilizar os remédios adequados para o seu nível depressivo também não mudará o caso. Em ocorrências mais leves, a depressão pode ser tratada apenas com o terapeuta, porém, caso ela seja de moderada a aguda, será necessário ir ao psiquiatra.

 

Dessa forma, é preciso cuidar de todas as possíveis causas da depressão. Logo, o paciente deve fazer terapia, consultar um especialista neurológico, melhorar sua condição de vida e ter momentos mais divertidos. Uma forma de ajudar no processo de cura é consumir um suplemento natural contra a depressão. Assim, o tratamento do transtorno é completo.

Depressão tem cura ou não?

A depressão tem cura quando todos os aspectos que causam o problema forem resolvidos. Isso é mais complicado, porque uma pessoa que perde um dos pais ou passou por violência sexual pode passar anos com aquela ferida aberta.

 

Por isso, é mais comum dizer que a depressão será controlada e não curada. Porém, a pessoa que sofreu com depressão tem condições de viver feliz e bem em seu dia a dia. Basta seguir o tratamento recomendado pelo médico e frequentar a terapia pelo tempo indicado.

 

Então, para controlar a depressão conte com a ajuda de sua equipe médica. Faça também a sua parte, buscando sair mais de casa, estar perto dos amigos e complementar o processo com um suplemento natural contra a depressão. Assim, a melhora será muito mais rápida e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *